top of page
  • Foto do escritorAscom

Presidente da Câmara prestigia iniciativa histórica para a Diversidade Étnico-Racial na educação

O presidente da Câmara de Acrelândia, figura proeminente da cidade, marcou presença de destaque na manhã desta quarta-feira, (20), durante a instalação oficial do Fórum Municipal Permanente de Educação e Diversidade Étnico-Racial, realizada no prestigioso auditório do Ministério Público de Acrelândia. Este evento de relevância contou com a participação de diversas instituições que se uniram para promover a inclusão e diversidade em Acrelândia.



A prefeitura se tornará membro ativo do Fórum por meio de representações das secretarias de Educação Esportes e Cultura, bem como da Secretaria de Assistência Social, todas engajadas na execução de ações voltadas para a promoção social e educacional.


O Fórum é também composto por órgãos públicos e pela sociedade civil organizada, todos unidos em um objetivo primordial: a implementação das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008, que modificam a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Essas mudanças visam incorporar, de forma transversal e integradora, o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e dos povos indígenas nos currículos escolares da Educação Básica em todo o país.


O presidente da Câmara, Rozeno Melo, destacou que "em Acrelândia, estamos unidos para construir um futuro educacional e social que celebre nossa diversidade e promova a igualdade. Este Fórum é o palco onde as vozes da mudança se tornam uníssonas, transformando nossas escolas em faróis de inclusão e respeito étnico-racial."


O Secretário de Educação, Nilson Mendes de Carvalho, destacou a importância social e política do trabalho a ser desenvolvido pelo Fórum Permanente de Educação Étnico-Racial do Município de Acrelândia. Ele enfatizou que este espaço privilegiado será fundamental para o diálogo, debate e implementação de medidas que garantam o direito à educação para a Diversidade Étnico-racial.


Durante a reunião, a professora Raimunda Nonata Barbosa de Lima Rezende, representante da Associação de Mulheres do Acre em Acrelândia, expressou sua confiança no trabalho a ser realizado pelos presentes para fortalecer e concretizar, por meio da participação social, práticas e experiências antirracistas na rede municipal de ensino de Acrelândia.


Por unanimidade, os participantes elegeram Cleuzimar Maria da Silva Koller, da Secretaria Municipal de Assistência Social, como Coordenadora do Fórum de Educação e Diversidade Étnico-Racial, com Ana Karen Oliveira Mendonça Chaves, da Secretaria Municipal de Educação Esportes e Cultura, atuando como suplente.


O Fórum Permanente de Educação Étnico Racial do Município de Acrelândia é composto pelas seguintes instituições:

  • Secretaria Municipal de Educação Esportes e Cultura;

  • Secretaria Municipal de Assistência Social;

  • Núcleo de Ensino de Acrelândia;

  • AMNA – Associação de Mulheres Negras;

  • Câmara de Vereadores de Acrelândia;

  • Conselho Tutelar de Acrelândia.

Galeria de Fotos


Comments


bottom of page